terça-feira, 15 de março de 2016

Pesquisa revela que ouvir música melhora a qualidade do sono

Ouvir música melhora a qualidade do sono
A insônia é um distúrbio do sono comum na sociedade moderna. Ter dificuldade para dormir, dormir mal, pouco ou ter um sono de má qualidade interfere com a qualidade de vida da pessoa e é causa de problemas de saúde física e mental. Estudos indicam que a prevalência de insônia chega a 50%, sendo que as mulheres e idosos em geral são particularmente vulneráveis. As estratégias para enfrentar o problema, além do uso de medicamentos ansiolíticos e indutores do sono, são variadas e incluem relaxamento, meditação, exercício, etc. Será que ouvir música pode fazer parte desta lista ? Esta pertinente e atual questão científica foi o tema de uma revisão de pesquisas da fundação Cochrane que procurou avaliar os efeitos de ouvir música sobre a insônia em adultos. Foram incluídos na análise final 5 ensaios clínicos compreendendo um total de 264 participantes.

Os estudos analisaram o efeito de ouvir música pré-gravada diariamente, durante 25 a 60 minutos, por um período de três dias a 5 semanas. Os resultados mostram um efeito benéfico de ouvir música sobre a qualidade do sono. Pessoas alocadas no grupo do tratamento com música apresentaram um melhor padrão de sono na comparação com as pessoas que não escutaram música.  Embora a conclusão se baseie em poucos estudos, cada um com suas respectivas limitações, ela fornece evidências de que a música pode ser eficaz para melhorar a qualidade subjetiva do sono em adultos com sintomas de insônia. É claro, trata-se de uma intervenção ou procedimento seguro e fácil de ser usado.

Os autores, no entanto, recomendam novas investigações para estabelecer o efeito de ouvir música em outros aspectos do sono além da insônia. Uma curiosidade, como era de se esperar nenhum dos estudos incluídos relatou eventos adversos com o uso da música como terapia. Pelo jeito nenhum dos estudos inclui heavy-metal na seleção musical.


Fonte: (Jespersen KV, Koenig J, Jennum P, et al. Music for insomnia in adults. Cochrane Database Syst Rev. 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário