terça-feira, 8 de março de 2016

Campanha alerta: 7 sinais de que você está sofrendo abuso no trabalho e não nota


Como se não bastante a desigualdade de salário entre gêneros em praticamente todos os setores do mercado, as mulheres ainda costumam ser maioria nos casos de abusos morais e sexuais no ambiente de trabalho. Infelizmente, com medo de perder a vaga, receio de represália e até mesmo vergonha, apenas uma pequena minoria chega a levar adiante uma denúncia formal.

Para ajudar a acabar de vez com a situação jogando luz sobre o assunto, uma nova campanha realizada pela revista “AzMina” e o a comunidade no Facebook “Não Foi Ciúme” incentiva mulheres a reconhecer e denunciar os abusos que, muitas vezes, são velados e disfarçados. A hashtag #assedionotrabalho reúne histórias de mulheres que não se calaram e indica alguns sinais de que você pode estar sofrendo abuso sem sequer notar.

Você é vítima de abuso no trabalho quando:

1. Recebe elogios de superiores e chefes por razões não relacionadas ao trabalho e elas, muitas vezes, lhe causam constrangimentos.

2. Está presente em momentos em que seu superior faz piadas machistas sem disfarçar.

3. É tratada de forma desigual em relação aos colegas e até mesmo chega a ser diminuída só por ser mulher.

4. Seu superior toca partes do seu corpo (pode ser até ombros ou mãos) sem que você dê liberdade.

5. Seu chefe faz propostas sexuais deliberadas ou como moeda de troca de promessas de um melhor cargo ou salário.

6. É humilhada diante dos outros funcionários com gritos, gestos ou palavras ofensivas.


7. Seu superior te trata de maneira diferente supondo que você seja mais frágil, incapaz ou menos inteligente que seus colegas homens. (bolsademulher)

Nenhum comentário:

Postar um comentário