quarta-feira, 11 de novembro de 2015

10 coisas que mais dão estrias: você vai se assustar com essa lista


As causas das estrias são mecânicas (crescimento rápido, exercícios de carga ou competições e outros fatores que levam ao estiramento excessivo da pele), obesidade ou regimes sucessivos (gestação, “efeito sanfona”, etc.), endócrinos/hormonais (corticóides e outros). Fatores biológicos, como a qualidade e quantidade de fibras colágenas e elastina, ou fatores hormonais, também são determinantes para facilitar o aparecimento das estrias.

O que causa estria

1. Ganho de peso excessivo ou efeito sanfona
O aumento exagerado ou muito rápido de peso levam ao estiramento excessivo da pele. Além disso, efeito iô-iô do engorda e emagrece é um dos que mais propiciam celulite e estrias.

2. Alterações endocrinológicas e hormonais
Para algumas mulheres é comum a ausência de menstruação por um ou mais ciclos, causada por alterações hormonais que também acometem a menopausa. Estas disfunções podem levar ao aparecimento das lesões na pele.

3. Uso de corticoide tópico ou oral
Os primeiros resultados são animadores: muitas lesões desaparecem com o tratamento. Porém, os altos índices de efeito rebote trazem efeitos colaterais contrários nas aplicações.

4. Gestação

As estrias são mais comuns na gravidez, pois a pele se estica muito e rapidamente, mas elas podem ser evitadas se a mulher tiver cuidados com hidratação adequada.

5. Crescimento rápido
A hipertorfia muscular, que leva ao estiramento excessivo da pele, ou um crescimento rápido (no caso de um estirão na adolescência, por exemplo) também rompem as fibras de colágeno causando estrias.

6. Causas hereditárias
Fatores biológicos, como a qualidade e quantidade de fibras colágenas e elastina, ou fatores genéticos, também são determinantes para facilitar o aparecimento das estrias.

7. Hidratação insuficiente
É muito importante usar diariamente muito creme hidratante, especialmente na barriga, mamas, coxas, bumbum e nas costas;

8. Bebida alcoólica
Álcool em excesso faz o corpo produzir grandes quantidades de radicais livres, que são moléculas instáveis que reagem oxidando e danificando as células.

9. Predisposição genética
Fatores hereditários como a propensão à obesidade e até baixa concentração de colágeno na pele, podem influenciar no aparecimento de estrias.

10. Baixa ingestão de líquidos

Pessoas que bebem pouca água ao longo do dia acabam tendo maiores problemas de circulação e consequentemente retendo mais líquidos. Essa é uma das causas da lesões na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário